top of page

Marketing Educacional como estratégia no ambiente digital

Atualizado: 18 de set. de 2020


O marketing digital para escolas tem caído no gosto de gestores do ramo, segundo pesquisa desenvolvida pela Resultados Digitais em parceria com a Rock Content. Aproveite o melhor do Marketing Digital para promover seus valores, infraestrutura e conteúdos de sua escola.




Uma estratégia que tem sido muito utilizada por Instituições de Ensino atualmente é o Marketing Digital, que atrai e retém estudantes. Além do Marketing Digital ter custos menores seus resultados surpreendem e superam os números do Marketing Tradicional. Além da questão mercadológica, o Marketing Digital Educacional proporciona a presença de marca nas mídias sociais e a interação para manter um ótimo relacionamento.


Uma pesquisa desenvolvida pela Resultados Digitais e Rock Content, EduTrends 2016, obteve as seguintes informações:


  • 66,5% das IES investem em marketing tradicional, enquanto 81,3% em marketing digital.

  • 82,4% das instituições de ensino consideram o ROI (Retorno sobre Investimento) do Marketing Digital melhor do que o do Marketing Off-line. Já 69,3% das instituições consideram o contrário. Constatamos, então, que o percentual de otimismo e resultado ultrapassa os 10%.


Os números indicam que os gestores de Instituições de Ensino têm uma percepção positiva em relação ao Marketing Digital. Certamento os resultados obtidos com estratégias de marketing digital fazem com que estas pessoas decidam investir nesta nova modalidade de marketing.


Mas por onde começar?


Há diversos caminhos para iniciar uma boa estratégia de marketing educacional no ambiente digital. Entretanto, listamos 4 estratégias de marketing educacional que consideramos fundamentais para ter um bom início.


1 - Marketing de conteúdo


A produção de conteúdo é uma excelente estratégia para cativar seus alunos. Oferecer um conteúdo de qualidade, que seja extremamente útil para seu público, fará com que você se torne ainda mais relevante em sua vida. A internet é movida a conteúdo, seja texto, imagem, vídeo, gráficos, etc. Por isso, se sua escola ainda não possui um blog, seu negócio está perdendo potenciais clientes ávidos por informação relevante. Uma pesquisa revelou que 61% dos consumidores são influenciados por conteúdo (Dados da Dragon Search Marketing). Estes dados são impressionantes, isso quer dizer quer se você não produzir conteúdo, você estará tentando influenciar com outras maneiras a fatia menor dos consumidores.


Desta maneira, seus canais de comunicação com seus clientes devem estar recheados de conteúdo de alta qualidade. Assim, com esta estratégia de marketing digital educacional sua instituição de ensino irá atrair novos clientes e reter os já existentes.


Uma dica interessante para quem está iniciando é pedir aos seus professores que escrevam um artigo por mês para o blog. Se você não possui habilidades com ferramentas da Adobe, como photoshop e Illustrator, você pode usar o Canva. Uma ferramenta totalmente gratuita que tem ajudado a muitas pessoas, ele oferece diversos modelos de designs já prontos. Porém, se você não deseja improvisar, contrate um profissional.


2 - Redes Sociais


A segunda estratégia de marketing digital educacional está vinculada com a primeira. Após você criar o conteúdo relevante para seu público, chegou a hora de divulgar este material. Certamente você já sabe quais as Redes Sociais está presente seu público. Assim como qual delas é mais relevante para seu negócio. Por exemplo, seus clientes estão mais conectados com você no Instagram do que no Facebook, sendo o Twitter uma rede social que eles não usam. Obviamente você deve investir no Instagram e no Facebook.


Portanto, será nas redes sociais que você irá engajar e nutrir com bom conteúdo seus clientes. A interação da sua marca com os internautas presentes nas redes sociais precisam ser constante. Assim, você pode utilizar o conteúdo criado em seu blog para resolver os problemas de seu público, compartilhado-o nas mídias sociais de sua empresa.


A Ambassador divulgou em seu blog o resultado de uma pesquisa em que mostra um dado importantíssimo para quem deseja investir em conteúdo nas redes sociais. Das pessoas que interagem com seu negócio nas redes sociais, 71% delas disseram que estão propensas a recomendar sua marca, caso tenha tido uma boa experiência em suas redes sociais.


Deste modo, não poupe tempo e dinheiro para manter um ótimo relacionamento nas redes sociais com seu público. O retorno está garantido para empresa que se empenham em encantar seus clientes onde quer que eles estejam.


3 - Mídia paga


O marketing digital educacional também conta com a força de links patrocinados. As mídias pagas mais conhecidas atualmente são o Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads e Instagram Ads. Também há possibilidade de negociar com influenciadores digitais e blogueiros especializados que estejam dentro do universo educacional. Assim sendo, a mídia paga pode apresentar uma exposição maior da marca e obter resultados mais rápidos.


Nestas plataformas é possível segmentar campanhas estrategicamente selecionando dados como a localização, gênero, idade, interesses entre outros dados específicos. Outro ponto positivo das mídias pagas é que você consegue monitorar em tempo real os acessos em seu site. Após um período pode fazer o levantamento de dados para conhecer melhor os interesses de seu público e mensurar os resultados.


Uma pesquisa divulgada pela Social Media Trends 2017 revelou que para 63% das empresas respondentes investir em mídias pagas é uma estratégia adotada.


Como se trata de um investimento direto, que pode chegar a 5% do valor destinado de sua escola com Marketing Digital, o ideal é buscar conhecimento mais aprofundado sobre o assunto ou contratar um especialista.


4 - Brand Lover


Enfim, chegamos a última estratégia de Marketing Educacional no ambiente digital. Brand lover nada mais é do que pais ou alunos de sua instituição que são apaixonados por sua marca. Muito além de conseguir um espaço na mente de seus estudantes, você conseguiu conquistar seus corações. Agora basta monitorar esses brand lovers e colher um depoimento para contar esta história nas mídias sociais. Estas experiências positivas compartilhadas nas mídias sociais colaboram para que estudantes indecisos escolham sua instituição de ensino.


Marcas como Google, Samsung, Netflix, Apple, Microsoft, Facebook, Sony, Amazon, e Walmart compõem o The Love Index, lista das marcas que possuem maior número de brand lovers do mundo. Estas empresas fazem parte deste ranking por conta dos seguintes critérios relevância, propósito e engajamento.


Mãos à obra


Espero que estas 4 estratégias de marketing educacional no ambiente digital possa ajudar você iniciar um plano de ação para conseguir atrair mais estudantes ou melhorar seu relacionamento nas mídias sociais.


Embora estas 4 estratégias sejam dicas práticas para iniciar uma ação em sua instituição de ensino. Entendemos que possa parecer um pouco complexo, por não fazer parte de sua rotina de trabalho. Desejamos boa sorte e se precisar de ajuda, não pense duas vezes, fale conosco!

68 visualizações0 comentário
bottom of page