4 gatilhos mentais para aumentar suas vendas

Atualizado: Set 18

Você sabe o que é um gatilho mental utilizado em vendas ou em marketing? Neste post iremos esclarecer e apresentar 4 gatilhos mentais que você. Portanto, utilize em sua estratégia de marketing de sua pequena ou média empresa e venda mais. Esta simples técnica do neuromarketing pode alavancar suas vendas.


A associação do marketing e da ciência trouxe grandes avanços para as empresas compreenderem melhor o processo decisório da compra de produtos ou serviços de seus clientes.


Por exemplo: você já deve ter passado pela seguinte situação. Estar andando em uma calçada qualquer, debaixo de um sol de rachar e, de repente bate aquela sede. Naquele momento você precisava apenas de um copo de água. Mas você avistou, numa banca de jornal, uma propaganda de alguém tomando uma coca-cola gelada. Era o que bastava para você decidir comprar, na mesma banca de jornal, uma lata de coca-cola e saciar sua sede, ou desejo... Ou seja, quem toma a decisão é o cérebro!


E é aí que entram os gatilhos mentais!


Afinal, o que é um gatilho mental?


Podemos defini-lo como estímulos psicológicos utilizados em vendas ou em marketing para persuadir o seu cliente na tomada de decisão. Estes estímulos enviados ao cérebro influenciam diretamente na decisão do cliente. Se utilizados de forma correta podem gerar ótimos resultados nas vendas e nas estratégias de marketing.


Estas decisões são tomadas, primeiro, no inconsciente, e só depois vêm à consciência, normalmente acompanhadas de uma justificativa racional.


Estes estímulos geram um comportamento de compra nos consumidores, que os ajudam a tomar a decisão necessária para aquele momento. Baseados nestes comportamentos, as empresas criam campanhas e promoções para incentivar o consumidor a optar por seu serviço ou produto.


São cerca de 35 mil decisões que o ser humano toma todos os dias.


Campanhas reais de gatilhos mentais


1. Urgência


Os sites de compras coletivas, como o Hotel Urbano e o Groupon, rotineramente usam gatilhos mentais de urgência. A intenção é limitar o máximo de tempo possível a tomada de decisão do consumidor, tornando a compra ainda mais inconsciente. No caso abaixo, quando você entra no site do Hotel Urbano sobre um banner limitando a compra de uma viagem internacional, com 50% de desconto, em apenas 3 horas.



Gatilho mental da urgência

A Black Friday é outra boa estratégia que estimulam o gatilho da urgência. Normalmente as promoções são limitadas a um tempo específico, para que o cliente não perca o desconto precisa realizar a compra no tempo estipulado. Este gatilho é muito utilizado pelas marcas, porém é necessário caprichar no título e na mensagem para que realmente o cliente sinta a sensação de urgência. Caso contrário ele pode pensar "ah, esta compra eu posso fazer depois..."


2. Escassez


Este gatilho mental normalmente é utilizado pelo e-commerce para estimular a percepção de raridade. Associa-se o produto ou serviço raro ao valor que ele tem. A estratégia de estoque limitado ou baixo é usado para instigar as pessoas de que o produto está acabando ou que justamente foi criado em edição limitada. Assim as pessoas pagam pela exclusividade.

Vale lembrar que a sensação de exclusividade deve ser garantida, não vale a pena acionar este gatilho mental através de uma campanha se a finalidade é unicamente a venda. Se as pessoas sentirem-se enganadas, a repercussão negativa pode acarretar prejuízo para sua marca.


Gatilho mental escassez

4. Novidade


O ser humano é movido por novidades, não são raras as vezes que o leva a tomar decisões insanas. Estas atitudes podem ser explicadas por um estudo da Universidade UCL, que revelou, quando somos expostos a novidades, nosso cérebro recebe uma carga maior de dopamina, neurotransmissor do prazer.

O gatilho da novidade geralmente é utilizado em estratégias de marketing voltados para lançamento de serviços, produtos ou novo portfólio. Quanto mais novidades você leva ao seu cliente, mais ele estará estimulado pela curiosidade, fazendo com que ele tome decisões muitas vezes absurdas. Além disso, seu conceito e autoridade diante do cliente irá aumentar a cada novidade apresentada. No exemplo abaixo, os fãs do BTS viajam longas distâncias e passam noites em acampamentos improvisados para ver o show do k-pop no Brasil.


Gatilho da novidade

5. Prova social


Você já não se perguntou: por que tanta gente está fazendo isso ou aquilo? Pois bem, este é o gatilho da prova social, o cliente fica impressionado pela quantidade de pessoas que estão assistindo ou comprando determinados produtos e serviços.

Obviamente esta estratégia necessita de uma compilação de números relacionada a seus produtos ou serviços.

Quando você apresentar os números, que devem ser colossais, as pessoas ficarão instigadas a aderirem seu serviço/produto por conta da curiosidade. Utilizar depoimento e case de sucesso também é uma boa estratégia para despertar o gatilho da prova social.



Gatilho da prova social

Estes são apenas alguns gatilhos mentais que podem ser usados em suas estratégias para alavancar as vendas de sua pequena ou média empresa. Se bem utilizados podem trazer resultados impressionantes. Mas seja ético em todas as suas campanhas!


Se você precisar de ajudar para aumentar as vendas de seus produtos/serviços com estas e outras técnicas do marketing digital, você pode entrar em contato conosco.



33 visualizações
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

© 2018 | Todos os direitos reservados a XP Comunicação

Endereço: Rua Joaquim Murtinho - Santa Teresa - Rio de Janeiro - RJ.

Telefone: (21) 97917-4045 - E-mail: RDXP@ymail.com