top of page

10 falhas de empresas no Instagram

Atualizado: 18 de set. de 2020

Apresentamos para você as 10 falhas mais recorrentes de perfis de empresas no Instagram. Listamos estas dicas para que você não cometa estes erros. Aplique estas estratégias de marketing digital profissional e aumente as vendas de seus serviços e produtos pelo Instagram.



1 - Copiar e colar publicações de outras empresas.

O repost é válido se tem a ver com seu negócio, porém com moderação. A recomendação é você ser original, criar uma identidade com seu público. Desenvolva material próprio e atraia mais clientes para sua empresa.


2 - Publicar somente produtos ou serviços de sua empresa.

As pessoas estão nas redes sociais para em busca de entretenimento e conteúdo de qualidade. Postar apenas fotos relacionadas aos seus serviços e produtos não é uma boa ideia. Crie post que agregue valor para sua audiência. Ofereça conteúdo de valor e converta leads em clientes, seguidores em fãs de sua marca.


3 – Não analisar os dados gerados pelas mídias sociais toda semana.

Você somente saberá o que sua audiência está interessada se ver os insights gerados todos os dias. Os números irão mostrar que nem sempre as publicações que você adora dão resultados.


4 – Não postar vídeos.

Os vídeos geram 20 vezes mais engajamento do que outros tipos de publicações. Em 2019, 80% do tráfego mundial de internet será em vídeo. Pessoas gostam de pessoas, por isso, alguém de seu negócio precisa ficar em frente a câmera do smartphone para falar de dicas, novidades, serviços, produtos, etc.


5 – Deixar seu cliente sem resposta.

Não responder os comentários gerados em cada post é até um desrespeito com as pessoas. Quem comenta espera uma resposta, não deixe no vácuo seu público. Não decepcione seu cliente. Quanto mais comentários seu post tiver, mais relevante ele se tornará na rede social.


6 – Usar hashtag que não tem a ver com seu negócio.

Hashtag são palavras usadas depois do # que geram links dentro do Instagram. E que se foram genéricas demais acabam atrapalhando e não ajudando seu negócio. Você pode atrair para seu perfil milhares de pessoas que não tem interesse em seus serviços ou produtos. Perfil comercial relevante é aquele que não gera apenas seguidores, mas potenciais clientes.


7 – Deixar de lado os bastidores de sua empresa.

As pessoas gostam de conhecer o cotidiano de seu negócio, como o produto é feito, como o serviço é desenvolvido. Fazer Stories do dia a dia torna seu perfil humanizado.


8 – Publicações amadoras dão a impressão que seu negócio é amador.

As imagens fora das medidas recomendadas pelo Instagram, com baixa qualidade acabam atrapalhando a venda de seus serviços ou produtos.


9 – Não usar CTA (Call to Action) ou chamada para a ação na publicação

Com certeza você tem a intenção de vender, gerar engajamento, despertar a atenção de seus seguidores. Então em cada post você precisa evidenciar isto, através de chamadas como “Comente”, “Compartilhe”, “marque um amigo”, “clique no link”, “faça uma visita”, “entre em contato”, etc.


10 – Publicar aleatoriamente sem nenhuma estratégia definida.

Cada post precisa fazer parte de uma estratégia bem definida de longo prazo, com a intenção de vender mais. Publicações aleatórias podem trazer mais seguidores, porém não necessariamente gerar resultados de vendas para seu negócio.


Estas dicas podem ajudar você dar um “up” no seu Instagram. Contudo, cada estratégia aqui exposta precisa estar vinculada a um plano estratégico maior para que você vislumbre os resultados. Portanto, somente a parte operacional de desenvolvimento de publicações e layout bacana não resolve, precisa ter um plano inteligente focado em resultados.


Precisa da ajuda de um especialista?







52 visualizações0 comentário
bottom of page